Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Voltar

Início do conteúdo da página
pagina-inicial

30/11/-0001

Saúde mental dos trabalhadores da APS é destaque em webinário gratuito do MS

Quarto encontro de fórum sobre questões emergentes da Atenção Primária acontece no dia 24/6 pelo YouTube

Na próxima quinta-feira (24), o Ministério da Saúde promove mais um webinário gratuito, parte do Fórum de Debates: Temas emergentes para a APS. Desta vez, o tema é a saúde mental e o cuidado psicossocial para as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), considerando o contexto da pandemia. 

Os trabalhadores da saúde estão na linha de frente no combate à pandemia, inclusive na APS, e enfrentam diversas pressões: maior exposição ao vírus, sobrecarga de trabalho, incertezas sobre processos de cuidado com pacientes (que se modificam conforme novas evidências surgem), privação do convívio familiar, etc.  

“Tudo isso pode contribuir com o sofrimento psíquico, em casos como ansiedade, estresse e depressão, e por isso é tão urgente debater os cuidados que esses profissionais precisam receber”, defende o coordenador-geral da Coordenação-Geral de Formação e Provisão de Profissionais para a Atenção Primária (CGPROP), Alexandre Borges Forte, que também é diretor substituto do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS). Ele será o mediador da mesa on-line. 

Para debater o tema, foram convidados: 

  • Sandra Fortes
    Médica psiquiatra, professora associada da Faculdade de Medicina da UERJ, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (LIPAPS/UERJ) e pesquisadora em capacitação e prevenção de burnout de profissionais de saúde da APS e implementação de mindfulness na APS. 

  • Ricardo Monezi
    Coordenador substituto  Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS/Desf/Saps/MS), docente e pesquisador, com pós-doutorado em saúde coletiva e doutorado em psicobiologia pela Unifesp, e mestrado em ciências pela Faculdade de Medicina da USP.

  • Alexandre José de Melo Neto  
    Médico de família e comunidade, terapeuta familiar e de casal, mestre em saúde da família, professor na UFPB e na Unipê e tutor do PMM na Paraíba. 

  • Márcio Gagliato 
    Psicólogo, consultor internacional para emergências humanitárias e membro da rede MHPSS.net 

A transmissão será feita pelo canal da Fiocruz Brasília (por onde o público poderá fazer perguntas aos especialistas no chat) e, também, pelo canal da Saps no YouTube. Não há necessidade de inscrição. O evento é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da CGPROP, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS. 

Os encontros anteriores podem ser vistos nos links abaixo: 

O cuidado na APS para crianças com suspeita ou confirmação de Covid-19 

Manejo clínico das arboviroses e o diagnóstico diferencial de COVID-19 na APS 

Preparação da APS para situações de emergências em saúde pública: desastres e epidemias 


Serviço
I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS
Webinário 4 - A saúde mental do trabalhador da Atenção Primária à Saúde em tempos de pandemia: desafios e possibilidades de cuidado
Data: 24/6/2021 (quinta-feira)
Horário: das 18h30 às 20h
Acesso: gratuito
Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília ou canal da Saps no YouTube

 

voltar
Fim do conteúdo da página