Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Voltar

Início do conteúdo da página
pagina-inicial

30/11/-0001

Preparação da APS para situações de emergência em saúde pública é tema de webinário do MS

Terceiro encontro do 'I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS' acontece na próxima quinta (10). Evento é gratuito e voltado a profissionais de saúde e gestores 

O fórum que debate temas emergentes para a Atenção Primária (APS), promovido pelo Ministério da Saúde, terá seu próximo encontro no dia 10 de junho, na próxima quinta-feira, às 18h30. O evento é realizado pela pasta, por meio da Coordenação-Geral de Formação e Provisão de Profissionais para a Atenção Primária (CGPROP/Desf/Saps), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS.

Desta vez, profissionais de saúde de todo o Brasil terão a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre a preparação da APS para situações de emergência em saúde pública, tendo como foco desastres e epidemias. Serão abordadas orientações sobre a gestão local para o enfrentamento dessas situações, além de adaptações dos serviços e das equipes.

Para debater o tema, foram convidados:

  • Prof. Dr. Alexandre Barbosa de Oliveira

Diretor adjunto da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

  • Dr. Antônio Flores

Médico representante da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF)

  • Dra. Cristiane Martins Pantaleão

Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), enfermeira e secretária de Saúde de Ivaiporã (PR)

A moderação fica por conta do Dr. Alexandre Borges Fortes, coordenador-geral da CGPROP e diretor substituto do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps). Nos encontros passados, foram debatidos o manejo de arboviroses e o cuidado com crianças com suspeita de covid-19 na APS, e as gravações de ambos seguem disponíveis. Até o momento, mais de 5 mil pessoas participaram do fórum.

O terceiro webinário é voltado para profissionais da saúde e gestores da Atenção Primária, mas é aberto a todos os interessados. A transmissão, gratuita, será feita pelo canal da Fiocruz Brasília (por onde o público poderá fazer perguntas aos especialistas no chat) e também pelo canal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) no YouTube. Não há necessidade de inscrição.

Serviço
I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS
Webinário 3: Preparação da APS para situações de emergências em saúde pública: desastres e epidemias
Data: 10/6/2021 (quinta-feira)
Horário: 18h30-20h
Acesso: gratuito
Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília ou canal da Saps no YouTube

 

 

voltar
Fim do conteúdo da página