Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Voltar

Início do conteúdo da página
pagina-inicial

21/10/2020

Mais Médicos para o Brasil prorroga permanência de profissionais médicos em municípios

Do total de vagas ofertadas para a permanência no programa, 95% continuaram preenchidas. A ação busca fortalecer enfrentamento da pandemia da Covid-19

Com objetivo de continuar contribuindo para a redução das desigualdades no acesso à saúde pública e promover e reforçar a integralidade das práticas e o fortalecimento da APS nos territórios, o Mais Médicos para o Brasil estendeu a permanência de profissionais em mais de 60 municípios brasileiros. Excepcional e automática, a decisão foi publicada no Edital nº 11/2020 e tem vigência de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses.

Com a medida, médicos e médicas que teriam seus contratos finalizados em outubro e novembro deste ano permanecerão nas frentes de atendimento à população, reforçando o primeiro nível de cuidado no enfrentamento da emergência em saúde pública provocada pela pandemia do coronavírus. O edital possibilitou a prorrogação automática da permanência de até 122 profissionais bolsistas.

Além de levar atendimento médico para regiões onde há escassez ou ausência de profissionais, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), responsável pelo programa, vem alocando médicos nos grandes centros urbanos que têm sido palco do crescimento de casos suspeitos e confirmados de infectados pela Covid-19 no País. A ação confirma o compromisso do Ministério da Saúde em dar prioridade às ações para a contenção da doença.

Pra conferir a lista de profissionais cuja adesão ao programa foi prorrogada, acesse: http://maismedicos.gov.br 

Programa Mais Médicos para o Brasil

O programa Mais Médicos para o Brasil busca diminuir a carência de atendimento aos usuários do SUS, além de criar condições para a continuidade do atendimento qualificado às pessoas que acessam cotidianamente a saúde pública brasileira. O programa ainda promove melhorias na qualidade da prestação de serviços, humanizando o atendimento, por meio da criação de vínculos com pacientes e comunidade. O Mais Médicos para o Brasil se somou a um conjunto de ações para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde enquanto coordenadora das redes de atenção. A APS é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades.

 

voltar
Fim do conteúdo da página