Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Voltar

Início do conteúdo da página
pagina-inicial
 Saúde e Educação dialogam sobre melhorias para a residência médica

18/09/2015

Saúde e Educação dialogam sobre melhorias para a residência médica

Representantes dos ministérios da Saúde e da Educação se reuniram nesta sexta-feira (18) com a Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) para tratar das ações para fortalecimento da residência médica no país. Entre os temas debatidos durante o encontro estão o funcionamento da Comissão Nacional de Residência Médica, a avaliação dos programas para formação de especialistas na área médica e as condições adequadas para integração ensino-serviço. 

“A reunião foi importante para deixar mais claro o consenso de todos na defesa da residência médica no país, tendo como critérios para a estruturação das atuais políticas a parceria entre os entes governamentais e a representação dos médicos residentes a partir de parâmetros baseados em inclusão e qualidade”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.

Para o diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação, Vinícius Ximenes, o encontro serviu para esclarecer alguns pontos apontados pela ANMR que precisam de articulação dentro governo federal.“Foi um momento de entendimento entre as partes, que manifestaram grande disposição para o diálogo e estabeleceram diversos compromissos para discussões específicas e construção de propostas”, afirmou.

Após a agenda desta sexta-feira, ficaram acordadas que acontecerão dois encontros em outubro e outro em novembro para dar continuidade nas conversas sobre as contribuições previdenciárias que envolvem os médicos residentes, auxílio moradia e remuneração de bolsas, além de dialogar sobre o processo de formação de preceptores para a área de Medicina Geral de Família e Comunidade.

Reunião
Além do secretário Hêider Pinto e do diretor Vinícius Ximenes, também estiverem presentes no encontro desta sexta-feira (18) o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Farias, e a coordenadora geral de Residências em Saúde, Sônia Pereira. Pela a ANMR, compareceram o presidente Arthur Danila e os diretores João Durval Mendes Júnior e Naiara Balderramas. 

 

voltar
Fim do conteúdo da página